Ilhas Pitcairn

 

As Ilhas Pitcairn (Pitkern Ailen) são um território ultramarino britânico na Polinésia, composto por quatro ilhas: Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno. Henderson é a maior ilha, mas apenas Pitcairn é habitada, com cerca de 50 pessoas. A área terrestre total é de 47 km². A capital é Adamstown.

As ilhas de Pitcairn, Henderson e Ducie foram descobertas, em 1606, pela expedição do navegador português Pedro Fernandes de Queirós, durante a União Ibérica. As Ilhas receberam o nome do aspirante da Marinha britânica Robert Pitcairn, que teria avistado a Ilha Pitcairn, em 1767. Em 1790, os amotinados do navio britânico HMS Bounty estabeleceram-se na Ilha. Tornou-se colônia britânica em 1838. Pitcairn atingiu seu pico populacional em 1937, com 233 habitantes, mas muitos emigraram, principalmente para Nova Zelândia. Em 1988, o atol de Henderson, atualmente desabitado, entrou na lista de patrimônios naturais da Unesco. Hoje, o Território busca imigrantes e incentiva o turismo.

 

 

Oceania

 

Escola Pulau

 

Ilha de Pascoa

 

Escola Pulau em Pitcairn (divulgação).

 

Mapa politico Oceania

 

 

Atol de Oeno (divulgação).

Bounty Bay, Adamstown (divulgação).

 

Ilha Henderson, um santuário ecológico remoto e desabitado, a 200 km da Ilha Pitcairn (© UNESCO / Ron Van Oers).

Vista aérea da ilha vulcânica Pitcairn, rodeada de penhascos. A capital Adamstown está ao centro, na parte baixa (divulgação).

 

Oeno
Ilha Henderson
Adamstown
Ilha Pitcairn

 

Ilhas Pitcairn

 

 

Oceania

 

Copyright © Guia Geográfico - Oceania Turismo e Geografia das Ilhas do Oceano Pacífico.