História da Austrália

 

Estudos arqueológicos indicam que os primeiros habitantes da Austrália chegaram entre 50 mil e 80 mil anos atrás. Teriam vindo do Sudeste da Ásia.

É possível que chineses, árabes e outros povos asiáticos tenham visitado a Austrália, antes do século 16. O Sudeste da Ásia, com suas especiarias, era uma região de intenso comércio, no século 15. Além disso, ficava na rota marítima entre a China e a Índia.

A História da Austrália, ou sua era documentada, começa com os portugueses. Acredita-se que eles foram os primeiros europeus a chegar na Austrália, provavelmente entre 1520 e 1528. Segundo o Tratado de Tordesilhas, a parte ocidental da grande Ilha estava incluída na parte do mundo de Portugal. Os portugueses chegaram em Malaca, na atual Indonésia, em 1509, e a conquistaram em 1511. De lá, foram para as Molucas, em 1512. Por volta de 1515, chegaram no Timor. A Austrália fica a sudeste do Mar do Timor e os portugueses teriam chegado lá nos anos 1520. Os documentos portugueses sobre suas descobertas nas Índias são raros. Era proibido divulgar mapas portugueses, sem autorização, sob pena de morte.

Em 1606, o navegador Luís Vaz de Torres (português ou espanhol) descobriu, para a Espanha, o Estreito que leva seu nome.

Em 1605, o navegador holandês Willem Janszoon alcançou o Estreito de Torres e a Península do Cabo York, no norte da Austrália. Nos anos seguintes, outros exploradores holandeses chegaram na Austrália e a batizaram de Nova Holanda.

Em 1688, o explorador inglês William Dampier visitou a Austrália e retornou, em 1699, quando também esteve no Brasil. Dampier publicou suas pesquisas sobre a Austrália em seu um livro A Voyage to New-Holland, & c. In the Year 1699.

Em 1770, James Cook tomou posse da costa leste da Austrália, em nome da Grã-Bretanha, e a chamou de New South Wales. Em 1788, os britânicos transformaram New South Wales em uma colônia de deportação. Em 1829, toda a Austrália foi reivindicada pelos britânicos e, em 1901, as colônias australianas uniram-se na Commonwealth da Austrália.

Mais: Mapas da Austrália  

 

 

Oceania Turismo

 

Sydney

 

Historia Australia

 

A Grande Java, fragmento de uma reprodução do mapa de Nicholas Vallard, de 1547, considerado o primeiro mapa da Austrália. Acredita-se que o mapa original, produzido em Dieppe, na França, tinha base na cartografia portuguesa, pois vários topônimos estão em português. O Atlas de Vallard possui outros mapas que poderiam ser também atribuídos à Austrália.

 

Christmas

 

Austrália

 

Mapa Australia

 

Australia Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Ilhas do Oceano Pacífico.

 

 

História da Austrália

 

 

 

 

Por Jonildo Bacelar